NOSSA MISSÃO: “Anunciar o Evangelho do Senhor Jesus à todos, transformando-os em soldados de Cristo, através de Sua Palavra.”

Versículo do Dia

Versículo do Dia Por Gospel+ - Biblia Online

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Nome (Leitura Bíblica: Êxodo 3.1-17)


 Qual é o nome dele? Que lhes direi? (Êx 3.13b)

Há mais coisa que poderíamos dizer sobre o nome de Deus do que caberia nesta pequena meditação. Por isso, queremos destacar aqui a santidade do nome de Deus. Na leitura bíblica que fundamenta nossa meditação, Moisés é chamado para libertar o povo de Israel da escravidão entre os egípcios. Diante disso, ele quer saber como explicar aos israelitas quem era esse Deus que ele apresentaria como seu mandatário. Então Deus se identifica como o “Eu Sou”, aquele que é eterno e absoluto. Ele usa o passado do povo para se apresentar: assim como se manifestara aos antepassados – Abraão, Isaque e Jacó – agora se mostrava a todo o povo.

Para nós, o nome serve como identificação. Nem sempre damos importância ao significado em si. No pensamento hebraico, no entanto, o nome está intimamente ligado à pessoa e pode indicar até mesmo o seu caráter. Por isso, ao responder a Moisés, Deus não apenas lhe deu uma identificação, mas uma descrição de sua natureza: “Eu Sou”. Não era necessário dizer mais nada. Esse nome é pleno, eterno, único e santo. O nome de Deus é tão especial que a Bíblia adverte até mesmo contra invocá-lo por qualquer motivo. Tal é a seriedade do nome de Deus que ele mesmo disse: “Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão” (Êx 20.7).

Mesmo assim, infelizmente existem pessoas que banalizam o nome de Deus e o evocam por motivos fúteis, dizendo: “Deus do céu”, “meu Deus” e por aí vai. Além disso, há pessoas que, sem pensar, afirmam: “juro por Deus...”, quando na verdade não estão nem considerando a existência e o poder de Deus. E você? Em que situações você invoca o nome de Deus? Você o faz realmente pensando nele, ou de forma automática e até leviana? Não fale de Deus ou com Deus se não estiver sendo sincero. Por outro lado, se esse for realmente o seu desejo, fale com Deus à vontade: ele está sempre atento para nos ouvir. – MM
 
O nome de Deus é tão santo que não deve ser invocado por qualquer motivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...