NOSSA MISSÃO: “Anunciar o Evangelho do Senhor Jesus à todos, transformando-os em soldados de Cristo, através de Sua Palavra.”

Versículo do Dia

Versículo do Dia Por Gospel+ - Biblia Online

sábado, 9 de março de 2013

Pentecostal ou teatral, uma foto e mil pensamentos

Pentecostal ou teatral, uma foto e mil pensamentos
 As igrejas evangélicas são tão variadas entre si que chega a causar estranheza entre ministérios, com um ministério não reconhecendo no outro a mesma sã doutrina. Particularmente para mim, cada ministério tem suas particularidades e sua forma de servir a Deus. Respeito e amor ao próximo devem sempre estar acima de nossas diferenças. E saber entender as diferenças é sinal de maturidade.
Mais mesmo sabendo de tudo isso não tem como não questionar a forma com que algumas igrejas se manifestam. Esta foto marca para mim uma característica pentecostal que creio eu um dia cair em desuso, talvez daqui a uns 150 anos, (brincadeirinha), ele um dia vai cair, não sei quando. Mais vai. Deixe-me explicar melhor, veja o fogo petencostal (Obs., minha igreja é petencostal, eu sou petencostal, eu tenho um espírito pentecostal). Na foto em questão vemos uma agitação, pulos, só de vê parece que podemos ouvir até gritos de “Glória a Deus”, essa bagunça santa é ótima para dar ânimo aos nossos corações, e nos dá um contato com o sobrenatural de Deus quando sentimos a empolgação dos irmãos. Mais eis que entre os presentes uma pessoa assiste a tudo passivamente, sem o mesmo entusiasmo, e até mesmo com espanto penso eu.
            O fato é que algumas igrejas desenvolveram um fervor petencostal constante, se não houver os gritos os pulos o culto não fluiu. Peraí, neste momento eu questiono, porque tem que haver o fogo em todos os cultos, porque a pregação tem que ser regado no calor da emotividade.
            Estamos na igreja para aprender a palavra de Deus, esse deve ser o foco, a emoção deve ser natural, ocorrendo quando o espírito se manifestar, no momento e na ocasião em que o próprio decidir. Essa forsação de barra para criar uma emoção, que é humana e não sobrenatural esse desespero do pregador pela emoção do ouvinte, em nada ajuda na disseminação da palavra. Excelentes pregações não precisam ser necessariamente seguidas de emocionalismo. Ela precisa trazer um conteúdo enriquecedor na sua essência, pela sabedoria divina. E ora ela vem trazendo revelação, ora exortando, ora manifestando amor e ora aflorando as emoções, mais a diversidade de pregação, revela a diversidade do espírito operante. Cristão que sai para ouvir a palavra da emoção, não compreende o verdadeiro sentido do ministério, pois culto não é atrativo de entretenimento, mais de conhecimento, devoção, expressão de fé, etc.
            A pergunta “quem vai pregar hoje” é comparar a igreja como uma lanchonete fastfut, ou seja, qual é o cardápio de hoje. O que “vai rolar” esta noite. Expressões do tipo, não gosto da palavra do pastor tal, o irmãzinho não me emociona com sua palavra. E assim por diante, coloca sobre os ombros do pregador algo que ele não deve aceitar. Um rótulo.
            Não deve existir a palavra do pastor tal, devemos nos colocar na condição de quem recebe revelações do espírito para nós e para a igreja, quem for trazer a palavra, deve esvaziar de si e buscar o que Deus desejar revelar. Sem vaidade, sem show e sem espetáculo, apenas na vontade humilde de revelar a Deus e sua vontade para nossas vidas, repassando conhecimentos essenciais para a igreja.
            Menos show, mais palavra. O show é uma expressão mundana de atingir um público com técnicas de pregação. Porém os verdadeiros adoradores, apreciam o que vem de Deus e não o que é representado de forma teatral pelo pregador da ora.
            Aos irmãos minha admoestação no Senhor, ouça com o desejo pela doutrinação, e não com os olhos da emoção. Se o espírito te revelar, você será impactado e a emoção será natural.


Autor: Pastor Júlio Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...