NOSSA MISSÃO: “Anunciar o Evangelho do Senhor Jesus à todos, transformando-os em soldados de Cristo, através de Sua Palavra.”

Versículo do Dia

Versículo do Dia Por Gospel+ - Biblia Online

quinta-feira, 6 de março de 2014

Dois convites (Leitura Bíblica: Provérbios 9.1-18)

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento (Pv 9.10).

O livro de Provérbios apresenta os argumentos que recomendam aos humanos o temor do Senhor. Esses argumentos sempre aparecem através de antíteses, ou seja, o confronto de duas afirmações opostas. O bem e o mal caminham lado a lado, e cabe ao homem escolher. No final, a escolha feita sempre terá seu resultado, que comprova o que se afirmou. Para escolhas ruins, finais ruins. Escolhas boas, finais bons.Seguindo esse esquema, o capítulo lido hoje apresenta dois convites: um da sabedoria e o outro da loucura. Aquele que aceita o convite da sabedoria experimenta seu bom resultad o e fica ansioso para transmitir aos outros a sua experiência, mas corre o risco de ser mal entendido. Por isso recebe conselhos sobre como transmitir sua experiência.

O texto lembra a conversa de Jesus com Nicodemos em João capítulo 3 (confira). Como fariseu, Nicodemos se achava um santo, e quando é instado ao arrependimento, começa a fazer perguntas evasivas. Jesus foi direto ao assunto, mas ao invés de encarar as evidências, Nicodemos tenta contorná-las levantando outras questões. O segundo convite presente neste texto parece vir de uma casa de prostituição, mas vale também para outros tipos de corrupção. No fundo, adultério, roubo e traição são a mesma coisa: o abuso da confiança do nosso próximo. Quando observamos o que acontece com os que aceitam tal convite, a oferta da doçura da água roubada parece verdadeira, mas na Bíblia pecado e morte são sinônimos – ela aponta para o resultado final, a morte.  Ao contrário disso, o versículo em destaque mostra-nos que o temor do Senhor é a chave que abre a porta da boa escolha. – MJT
Lembre-se: o desafio da escolha estará sempre presente no nosso dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...