NOSSA MISSÃO: “Anunciar o Evangelho do Senhor Jesus à todos, transformando-os em soldados de Cristo, através de Sua Palavra.”

Versículo do Dia

Versículo do Dia Por Gospel+ - Biblia Online

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Quem é você na parábola da semeador?

Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam; E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança. Lucas 8.11-15
Boa parte das pessoas conhece a parábola da semeadura na qual Jesus nos mostra de forma clara que nosso coração pode ser um solo muito difícil de ter algo bom plantado nele.
A palavra nos vem através do ouvir e ler, afinal quem prega a palavra a leu, orou, se colocou diante de Deus para compreender a mensagem e assim pregá-las aos seus ouvintes – Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo. Romanos 10.17
Recentemente Deus tem me agraciado em poder acompanhar de perto diferentes tipos de pessoas e através de sua multiforme graça me ensinado a amá-las mesmo quando sei que elas estão fugindo de Deus, se vitimizando ou até mentindo sobre suas vidas. Se fosse alguns anos atrás eu já teria as mandado se aconselharem com outras pessoas ou até buscarem outra igreja, ou então eu simplesmente as ignoraria com o famoso – que Deus cuide da irmãzinha, afinal minha paciência tem limite e não sou trouxa, massss enfim, resolvi não me inflamar ou deixar meu coração se ofender com aqueles que são novos na fé, ou estão em crise com Deus, com si mesmos, com o mundo, afinal eu já passei por tudo isso nessa minha infância de 7 anos de real conversão e crises novas vem, antigas voltam, só resolvi chorar minhas pitangas direto para fonte que é Jesus ao invés de ficar fazendo ligações a cobrar para Deus através de pessoas e logicamente me decepcionar com elas, afinal por mais que elas sejam de Deus, são humanas como eu e muitas vezes nossos achismos gritam mais alto em nossos conselhos do que realmente sabedoria divina.
Enfim, voltando a parábola, Jesus descreve 4 tipos de solo e suas reações a receberem suas sementes:
1 – E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; vers. 12
São pessoas que ouvem a palavra de Deus, porém dão abertura para Satanás fazer parte de suas vidas e ai Deus fica lá de escanteio. Essa abertura pode ser consciente ou inconsciente, porém sempre acontece e geralmente a camuflamos com o famoso – ah mais eu vou à igreja, eu ouço pregações, minha família é crente, eu fui batizado em 1900 em bolinha pelo apóstolo tal que me ungiu com o óleo master plus ungidão…. pois é, nada disso adianta se não nos rendermos à Cristo diariamente. Quem não dá espaço à luz, dá espaço a trevas, não existe meio termo.
2 – E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam; vers. 13
É aquela pessoa que chega chegando na igreja sabe? Se empolga, participa de tudo, vai a todos os apelos, acha que tudo vem de Deus, até acontecer algo que contrarie sua vontade e pronto – Deus vira um bicho papão maldoso que não fez o que seu filho(a) achava certo.
Esse é um dos perfis mais encontrados na igreja brasileira hoje em dia – ‘crentes’ que pulam de igreja em igreja buscando a bênção e aí quando o calo aperta a culpa é de Deus, da igreja, do líder que não é ungido o suficiente, do lencinho que não deu certo, do templo que não é de Salomão e assim vai. São os crentes que desejam um Deus da benção, mas não querem ter relacionamento com o abençoador, não aceitam serem frustrados e simplesmente ignoram o fato de que se Jesus que era O Cara, sofreu daquele jeito, porque mesmo nós não sofreríamos?
Jesus venceu o mundo e o que Deus nos promete é que passará conosco na fornalha assim como foi com Daniel, e não que sumirá com a fornalha de nossas vidas.
3 – E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; vers.14
Há alguns meses ouvi um pastor sabiamente dizer que os extremos da sociedade – milionários ou miseráveis – são os grupos menos evangelizados na sociedade ocidental, pois simplesmente não sabemos lidar com eles. Atire a 1ª pedra quem não tem dificuldade em julgar um rico e em realmente se compadecer de pessoas em estado de miséria? Evangelizar esses extremos nos confronta em julgamentos, princípios, ego – afinal é tão melhor eu fingir uma humildade aparente sendo classe média não é mesmo?
Creio que essa passagem vai muito além de qualquer condenação a pessoas prósperas financeiramente – Jesus fala de mim e de você que muitas vezes finge ter um coração desprendido materialmente, mas não abre mão de seu conforto material. Não precisa ser um armário com roupas carésimas – simplesmente aquela sua preguiça de fazer ação com moradores de rua, viciados, garotas em prostituição, presidiários – afinal já tem muita gente que faz isso, não é mesmo? Que não assiste sua igreja local financeiramente, mas ajuda o Criança Esperança, afinal seu artista favorito estava lá te entretendo pedindo seu dinheiro e aqueles vídeos infantis tocaram seu coração.
Eu e você que vomitamos comentários maldosos na internet criticando os tele evangelistas e líderes que pregam prosperidade ou expõem suas vidas e looks do dia via Instagram, mas ai do meu pastor se tirar o ar condicionado de minha igreja, ou se não houver um lugar bom para eu me sentar, ou alguém tiver com uma roupinha mais ou menos enquanto louva ou cabelos desgrenhados, ou se meu pastor me mandar abraçar aquele mendigo mal cheiroso que resolveu aparecer no final do culto para causar, ou se a seleção de músicas do louvor naquele culto não fizeram meu coração tremer.
Não adianta sermos obesos espiritualmente se não formos servos de nosso próximo como Jesus foi. Amar a Deus e não amar ao próximo rompendo minha zona de conforto e me doando por inteiro é simplesmente algo incoerente.
4 – E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança. vers.15
E essa é minha meta de vida! Perseverar até o final dos meus dias gerando frutos através de ouvidos obedientes a palavra e coração bom e honesto com plena ciência de quão mundana e humana sou, afinal nasci no mundo e não em Marte não é mesmo? E que qualquer ato de bondade que eu possa fazer é 100% fruto de um Deus que conhece a maldade, porém não faz parte dela e só tem bondade como virtude.
Topa essa desafio comigo, perseverar em conhecer Deus, viver sua palavra e servir ao próximo como Jesus serviu ? Eu quero romper a bolha ao meu redor, e você?
Por Carla Stracke

* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores
e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...