NOSSA MISSÃO: “Anunciar o Evangelho do Senhor Jesus à todos, transformando-os em soldados de Cristo, através de Sua Palavra.”

Versículo do Dia

Versículo do Dia Por Gospel+ - Biblia Online

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O amor maior

A língua portuguesa é muito rica. Existem vários casos em que uma palavra pode possuir vários sentidos, dependendo de um contexto. Nossa língua agrega radicais derivados do latim, grego, dentre outras. Para usar como exemplo, de vários casos, cito a palavra AMOR.
Usamos esta palavra diariamente, no português, muitas vezes, para descrever o sentido de um sentimento que, no grego, possui quatro sentidos e tipos diferentes.
Resumidamente, são eles, o amor:
– Fraternal: O afeto familiar, o amor entre pais e filhos.
– Eros: Conhecido como o amor dos poetas. O amor erótico.  O desejo, a paixão. Amor com compromisso (marido e mulher), e sem compromisso, egoísta ou cego (enamorados). Um amor que mata por possessividade.
– Filéo: O amor que une amigos. Mais importante do que, simplesmente, estar na companhia de. Um amor saudável.
– Ágape: O maior dos amores. O amor de Deus por nós. O amor que está descrito em 1Coríntios no versículo 13. O amor que morre no lugar.
Ficamos confusos porque usamos apenas uma palavra para definir essas quatro. Por isso, ocorrem frustrações, decepções, traições, ilusões.  Assim, quando alguém “Y” diz que ama outra pessoa “X”, referindo-se, sem saber, ao amor Filéo, enquanto que o outro “X” entende como sendo o amor Eros, este projeta no relacionamento esse desejo carnal. Havendo assim uma divergência de sentimentos. Um amor ingênuo e outro carnal.
No momento da última ceia Jesus estava contando aos discípulos tudo o que estava para Lhe acontecer, quando Pedro Simão, de forma ingênua, e indignado declara um amor ágape por Jesus com veemência: “Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei. E da mesma maneira diziam todos também.” Marcos 14:31
Logos depois, Pedro O negou. E terrivelmente arrependido, chorou lembrando-se das palavras constrangedoras de Jesus: “Ainda hoje tu me negarás três vezes”.
Jesus conhecia cada um de seus discípulos e sabia que Pedro ainda precisava converter-se de sua incredulidade.
Após Sua morte e ressurreição o Senhor Jesus manifesta-se a eles pela terceira vez, e em determinado momento pergunta três vezes a Pedro: Tu me amas(ágape) mais do que a estes? Pedro respondeu: Sim, Senhor tu sabes que eu te amo(ágape).
Mas na terceira vez Pedro se entristeceu, pois percebeu que estaria cometendo o mesmo erro caso não fosse sincero consigo mesmo e, principalmente, com o Senhor Jesus que já conhecia o coração dele. E Pedro após reconhecer o seu amor imperfeito, gerado por um coração duro, abre o jogo para Jesus: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo(Filéo). Ouvindo pela terceira vez a mesma ordem de Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas.”
O Senhor Jesus conhece os nossos corações, e apesar de nosso amor imperfeito confia a nós sua obra, suas ovelhas, nos ordenando: IDE E PREGAI O EVANGELHO A TODA E QUALQUER CRIATURA. QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO, MAS QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO.
Ágape é o amor que tem compromisso, que independe de uma recíproca verdadeira. É o amor de Jesus, que morreu por nós em uma cruz para nos salvar da condenação, da morte, por nossos pecados.
Deus os abençoe!
Por Flademir Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...