NOSSA MISSÃO: “Anunciar o Evangelho do Senhor Jesus à todos, transformando-os em soldados de Cristo, através de Sua Palavra.”

Versículo do Dia

Versículo do Dia Por Gospel+ - Biblia Online

domingo, 7 de setembro de 2014

O pregador e o anel

Chegou o grande e memorável dia! Os cristãos de uma determinada comunidade eclesiástica esperavam ansiosos pelo final de semana no qual ocorreria o congresso “Fogo, Poder e Glória para as Nações”. Entre os convidados para “abrilhantar” o evento estava, nada mais nada menos que ele, o Conferencista Intergaláxico “Laodicéio Simonista”.
O horário marcado para o início da abertura do evento se aproximava, e a multidão afluía para lá, ansiosa para ouvir aquela cansativa e previsível série de jargões e frases de efeito, mas que, apesar disso, leva sempre a multidão de incautos ao frenesi.
Depois de 559 “louvores”, dos mais variados tipos e modos, o Conferencista Intergaláxico Laodicéio Simonista assume o palco! Opsss…, o “púlpito”. Entre a platéia estava ele, o sempre crítico e cauteloso, o irmão “Beréio Metanóia”, que atentamente observava a tudo que ocorria em sua volta.

Enquanto Laodicéio proferia seu discurso, que em nada cativava a Beréio, este o observava atentamente; não o seu discurso, pois sempre ouvia outros pregadores proferirem coisas do mesmo tipo, mas Beréio teve sua atenção roubada pelo balançar das mãos do “pregador” onde em um dos dedos estava um grande e chamativo anel.
Ao final da “preleção”, depois de duas horas de: “levante a mão”… “vira pro lado”… “olha pra cima”…. “pisa na cabeça….” “sapateia…” “diga glóriaaaaa”, “cutuca teu irmão…” “prefetiza…”, etc. Beréio espera Laodicéio descer do palco para lhe fazer uma pergunta, e assim o diálogo inicia:
- (Beréio): Paz irmão…
- (Laodicéio): Pois não….
- (Beréio): Percebi que o senhor usa um belo anel em um de seus dedos… percebi ainda que se trata de um anel de formatura (embora fosse uma imitação)… e pelo que posso perceber me parece ser daqueles que usam os bacharéis em teologia. Portanto, gostaria de saber em qual seminário ou faculdade o senhor estudou?
- (Laodicéio): Bem….., bom………, aliás……., é queeee….. na verdade, não é bem assim que eu fiz faculdade de teologia, mas tenho uns cursos aí sabe…..
- (Beréio): Que cursos? Qual seminário? Qual faculdade?
- (Laodicéio): Fiz um curso básico de teologia na igreja, não consegui terminar por causa de minha agenda sempre lotada, mas fiz umas dez matérias…
- (Beréio): Hã, pensei que o senhor fosse formado em teologia.
- (Laodicéio): Mas sou, NÃO TE FALEI QUE FIZ O CURSO BÁSICO, e tem mais, ainda que não tivesse feito esse curso básico, sou aluno da Escola Bíblica Dominical há dez anos… então passei a usar este anel, pois sabe como é né, senão o povo não me daria muito crédito; o povo não filtra o que ouve, mas se move pelo que vê. Aparência é tudo querido, aprenda comigo! Mas não sou o único não, tenho uns amigos conferencistas que também fizeram um bacharel pelo correio com duração de seis “longos” meses e obtiveram o título. Veja bem querido Beréio, foram longos seis meses que eles “estudaram” pelo correio… teve um que em virtude de sua agenda concorrida, a esposa até ajudava ele a preencher os questionários do curso; veja quanto sacrifício, portanto são mais do que merecedores para usar um desses belos anéis…
- (Beréio): Bacharel em Teologia em seis meses? Teve TCC, pelo menos?
- (Laodicéio): TCC? O que é isso?
- (Beréio): Deixa pra lá, esquece! Mas voltando ao assunto referente a EBD, então pelo menos lá o senhor deveria ser um daqueles alunos assíduos, que só faltava por motivo de força maior, não é verdade?
- (Laodicéio): Bemmmmm…. assíduo, assíduo, assim…. daqueles “beemmm…” assíduos que nunca faltam, eu não era não. Ia umas duas ou três vezes por trimestre. Hoje não vou mais, até porque já virei conferencista e com meu vasto conhecimento não preciso mais, afinal de contas, isso seria muita humilhação, um conferencista intergaláxico como eu estar sentado nos bancos da igreja para ouvir um professor que às vezes sequer tem um curso de teologia.
- (Beréio): Desculpe pastor, mas acho que você deveria deixar esta ostentação de lado e tirar esse anel do dedo, pois, o anel de formatura é algo que possa ser usado por alguém que realmente mereça. No demais o senhor em sua prolongada apresentação, se autodenominou como Bacharel em Teologia, logo subentende-se que fosse um teólogo com formação acadêmica. Conheço muitos homens que de fato são teólogos, que possuem formação acadêmica e um invejável currículo, que frequentaram boas e sérias faculdades ou seminários e que em decorrência disso, depois de anos de estudo, obtiveram seu merecido diploma de graduação em Teologia, contudo, estes não fazem propaganda de si mesmos, nem sequer usam esse anel que o senhor usa – e poderiam fazê-lo – e só se identificam como teólogos quando lhes é questionado sobre o assunto.
O irmão Beréio prossegue….
- (Beréio): Olha irmão, eu entendo que, assim como médico é aquele que cursou medicina; engenheiro é aquele que cursou engenharia; matemático é aquele que cursou matemática; pedagogo é aquele que cursou pedagogia……. o teólogo, no uso estrito e específico da palavra, é aquele que iniciou e concluiu com êxito uma graduação em teologia, contudo, me parece que esse não é o seu caso, embora você encha o pulmão para se designar de tal forma.
O conferencista Lodicéio em vez de ficar desconcertado, ficou extremamente irado e apelando começou a retrucar Beréio: “EU SOU O UNGIDO” e ai de você se tocar em mim…. você está afrontando um UNGIDO e Deus vai pesar a mão em você….
… assim a história poderia prosseguir….. um conto que embora fictício, revela o retrato da mais pura realidade que tão de perto nos cerca pela presença de homens presunçosos.
MORAL DA HISTÓRIA: “Quem menos tem para dar, é quem mais quer mostrar”!
… e assim termina a eufêmica sátira de “O pregador e o anel”.

Por Ângelo dos Santos Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...