NOSSA MISSÃO: “Anunciar o Evangelho do Senhor Jesus à todos, transformando-os em soldados de Cristo, através de Sua Palavra.”

Versículo do Dia

Versículo do Dia Por Gospel+ - Biblia Online

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Como gerenciar seu tempo de estudo para concursos

Já tratamos aqui sobre os aspectos que influenciam aqueles que estudam em casa para concursos policiais. Sem dúvida, controlar o tempo de estudo e dedicação ao concurso, até mesmo para aqueles que complementarmente frequentam algum cursinho, é um dos grandes desafios para os concurseiros.
Para gerar uma discussão e orientar nossos leitores candidatos a concursos policiais, seguem algumas dicas úteis para quem tem problemas de gestão de tempo quando na dedicação a este objetivo tão ambicionado quanto difícil:

Estabeleça metas a curto, médio e longo prazo
Estudar para concurso é um empreendimento, tão sério quanto administrar um negócio. Se quiser ter mais chances de sucesso você terá que definir metas claras, observando todas as variáveis que podem influenciar no resultado. Após observar todos os elementos que podem ter consequências no seu tempo de estudo (alguns dos quais nos aprofundamos logo abaixo), é preciso estabelecer quais serão as conquistas no próximo ano, semestre, trimestre, mês, semana etc.
Por exemplo, se você está estudando para um concurso que abre vagas anualmente, é possível definir três anos de dedicação a este concurso, admitindo três chances de aprovação, sendo que progressivamente o candidato aumentará seu desempenho, pois terá dominado uma quantidade maior de assuntos, além de ter mais experiências com o certame. Dentro desses três anos, livros, assuntos ou disciplinas podem ter definidos três meses de dedicação, enquanto o capítulo de um livro uma semana, e por aí vai…

Escreva listas
Sugere-se que as atividades do concurseiro sejam devidamente anotadas em listas organizadas, preferencialmente todos os dias. Isto porque, para quem quer garantir um emprego estável que lhe trará conforto para o resto da vida, esquecer um assunto da prova é inadmissível, bem como deixar de controlar o tempo de dedicação a cada parte do conteúdo programático.
Observe suas dificuldades, a ênfase do edital, as provas anteriores e assim defina prioridades, sem esquecer que nada pode ser deixado de lado. Riscar cada tópico de assunto das suas listas lhe trará um sentimento de confiança necessário para enfrentar o concurso.

Ajuste seus compromissos e atividades
O concurso deve tomar lugar em sua rotina como o trabalho toma, ou tomaria, no caso do candidato não exercer qualquer profissão. Muita gente estuda para concurso como se exercesse um consolo psicológico, fingindo que não está inerte em relação à possibilidade de melhoria. Se o concurso é secundário em sua vida, sua colocação no resultado será proporcional.
Os candidatos aprovados em concurso são aqueles que colocam esta atividade como algo primário, central. As demais preocupações terão que respeitar seus horários de estudo.

Não deixe de viver
Ninguém consegue adquirir conhecimento sem que as dimensões afetivas, sociais e econômicas estejam minimamente adequadas. Se é verdade que a dedicação a um concurso acaba por reduzir a ênfase nestas instâncias da vida de cada um, também podemos dizer que abdicar delas por completo acaba sufocando o indivíduo, que até terá dificuldades para aprender. Sem exageros, é, sim, possível ter qualidade de vida enquanto se estuda para concurso.

Viva o Concurso
Esta é uma dica que sempre dou para amigos concurseiros: agregue o concurso aos momentos de diversão e se divirta com o concurso! Vai assistir a um filme com o namorado(a)? Busque uma produção que trate de um tema relacionado com as exigências do concurso (racismo, direitos humanos etc). Vai viajar? Escolha um local que possua identidade histórica que tenha a ver com o programa do seu concurso… Sendo criativo e perspicaz dá para estudar sem nem perceber.

Autor: - Tenente da Polícia Militar da Bahia, associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e graduando em Filosofia pela UEFS-BA. | Contato: abordagempolicial@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...