NOSSA MISSÃO: “Anunciar o Evangelho do Senhor Jesus à todos, transformando-os em soldados de Cristo, através de Sua Palavra.”

Versículo do Dia

Versículo do Dia Por Gospel+ - Biblia Online

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Povo de Deus (Leitura Bíblica: Jeremias 2.1-13)

Vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus (Ef 2.19).
 

O povo de Israel, a quem o profeta Jeremias fala em nome de Deus na leitura bíblica de hoje, era muito especial. Sua história e está nas páginas da Bíblia anteriores ao trecho indicado. Deus criara esse povo para ser o seu representante no mundo. Manifestou-se a ele, instruiu-o para lhe assegurar uma vida exemplar e feliz, protegeu-o e cuidou dele. Em troca, bastaria o povo seguir as leis divinas e demonstrar sua fidelidadee devoção ao único Deus vivo – algo autêntico, muito melhor do que todas as grosseiras tentativas religiosas dos outros povos. Mesmo assim, Israel quase continuamente se afastava de Deus para seguir suas próprias ideias, trazendo cada vez mais ruína sobre si. É o que Jeremias denuncia.

Séculos depois, Deus enviou seu filho Jesus, para que todo aquele que entregasse sua vida a ele passasse a fazer parte do seu povo – não mais restrito aos  israelitas. Tais pessoas passaram a ser conhecidas como cristãos.

Hoje vivemos numa sociedade que costuma denominar‑se cristã, e é bem provável que você também se considere um seguidor de Cristo. Note, porém, que muitos “cristãos” se comportam em relação a Deus tal qual os israelitas no tempo do texto lido: têm o nome de povo de Deus, mas na prática o ignoram totalmente. A profecia de Jeremias é mais um dos muitos esforços de Deus para chamar seu povo à razão, alertando-o de que vinha perdendo o acesso à fonte da vida e que assim acabaria mal.

Pois bem: se a postura da cristandade hoje é similar à de Israel naquela época, suas advertências têm a mesma validade para nós. Não sei qual é a sua postura de cristão ou não, mas fica aqui o recado de que pertencer à comunidade da qual fala o versículo em destaque é um privilégio que não se adquire por um carimbo num documento, mas pela entrega prática da vida a Jesus Cristo. – RK
 
Chamar-se de cristão e não o ser de fato é uma ilusão trágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...