NOSSA MISSÃO: “Anunciar o Evangelho do Senhor Jesus à todos, transformando-os em soldados de Cristo, através de Sua Palavra.”

Versículo do Dia

Versículo do Dia Por Gospel+ - Biblia Online

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PMGO poderá proibir PFems de cabelo loiro e ruivo

As polícias militares devem ter certa preocupação com a estética do seu efetivo, principalmente porque possui uma atuação eminentemente ostensiva, visível ao público. Tal qual organizações públicas e privadas em todo o mundo, certas exigências são necessárias para qualificar a imagem institucional da polícia. Neste contexto, é preciso, porém, estabelecer limites para a uniformidade, para que ela não tolha a individualidade e a subjetividade que são essenciais à atividade policial de rua – embora as corporações insistam em ignorar estes valores.
Nos tempos atuais, em que as liberdades individuais são cada vez mais afirmadas, é preciso ter bom senso para ao mesmo tempo garantir a integridade do indivíduo-policial e torná-lo um agente público eficiente no trato com a comunidade. Por falta de observância a este equilíbrio, a proposta de “uniformização” da cor do cabelo das policiais militares de Goiás está gerando tanta polêmica:
Uma proposta apresentada por uma capitã da Polícia Militar (PM) de Goiás está causando polêmica. Ela propõe limitar o visual das policiais do estado, estabelecendo regras para a cor e penteado do cabelo, cor e tamanho das unhas, uso de sapato alto e maquiagem. A proposta está em discussão na página oficial da PM e interessa a mais de 940 mulheres que são policiais militares em todo o estado.
Segundo a proposta, o “cabelo só poderá ser usado solto se for bem curto. Se for comprido, deve ficar preso em coque, só com redinha ou laço preto ou marrom. Para o modelo rabo de cavalo”, os cabelos crespos, afros ou anelados devem ser trançados. Quanto à cor, ficariam proibidos, por exemplo, os loiros ou ruivos.
As unhas devem ser curtas e não podem ser usadas certas cores de esmaltes, como amarelo, azul e roxo. A policial também não poderia usar maquiagem colorida ou salto alto, nem mesmo no serviço administrativo. Seriam autorizados no máximo dois anéis. Os brincos, só um de cada lado e não podem ultrapassar a pontinha da orelha.
De acordo com a autora da proposta, a instrutora da academia da PM, capitã Ester Lacerda, o motivo para tantas regras tem por objetivo zelar pela imagem da corporação. “Toda empresa vende uma imagem. Com a polícia não é diferente. Essa imagem pode comprometer a receptividade de quem está sendo atendido se ela for uma imagem mal interpretada por uma má postura ou uma má apresentação”, justifica a policial.
Leia mais!
Autor: - Tenente da Polícia Militar da Bahia, associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e graduando em Filosofia pela UEFS-BA. | Contato: abordagempolicial@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...