NOSSA MISSÃO: “Anunciar o Evangelho do Senhor Jesus à todos, transformando-os em soldados de Cristo, através de Sua Palavra.”

Versículo do Dia

Versículo do Dia Por Gospel+ - Biblia Online

sábado, 15 de setembro de 2012

Concurso CFO PMBA 2012: fazer o concurso ou pegar o dinheiro de volta?

Muitos candidatos que se inscreveram no primeiro edital lançado do Concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia 2012, CFO PMBA 2012, aquele que disponibilizou 300 vagas, estão insatisfeitos com a mudança do edital mais recente, que abriu “apenas” 120 vagas para o mesmo concurso. Muitos estão dizendo que “querem o dinheiro de volta”, pois 120 vagas “é muito pouco”.
Antes de tudo, é preciso dizer que a medida do cancelamento do CFO é plenamente legal, e que não cabe qualquer tipo de medida judicial para garantir as “180 vagas perdidas”, principalmente porque o Estado já se comprometeu a pagar o valor das inscrições àqueles que desistirem do certame. Para quem está pensando em não fazer mais o concurso, alguns pontos devem ser observados:


Concurso não é loteria
Alguns candidatos se inscreveram no primeiro edital tão somente por causa da quantidade de vagas ampliadas. Como acontece com jogos de loteria acumulada, a tendência é que jogadores não experientes se candidatem a tentar a sorte, aumentando assim o número de concorrentes ao prêmio. Diferentemente da mega sena, entretanto, um concurso público não é norteado pelo acaso, mas por trabalho, dedicação e disciplina daquele que se propõe a concorrer. Nada garante que a concorrência seja maior agora, com as 120 vagas, do que anteriormente, com as 300 vagas “acumuladas”. Mas uma coisa é certa: aqueles que vem se dedicando a muito tempo a este objetivo não vão abdicar do sonho agora.

Nada mudou!
Quem vem acompanhando o histórico do CFO na PMBA sabe muito bem que seria uma exceção a realização de um concurso com 300 vagas. Apenas duas turmas do histórico recente do Concurso de Oficiais chegaram a 200 vagas, sendo a regra a abertura de concurso com 120 vagas. Os mais atentos provavelmente se surpreenderam com a mudança, mas isto não passou de uma boa surpresa, seguida de um retorno à “normalidade”.

O que você quer?
Para aqueles que não têm dúvida sobre o sonho de ingressar no oficialato da PMBA, sequer chegaram a cogitar a possibilidade de desistir do certame a esta altura – principalmente se vinham se dedicando por muito tempo aos estudos. Se o que você quer é ser oficial da PM, não desista: intensifique os estudos e faça parte do grupo de candidatos que concorrerá realmente por uma vaga.
Você só precisa de uma vaga para ingressar na Academia de Polícia Militar. O tamanho de suas conquistas são do tamanho de seus sonhos e dedicações. Medir estas grandezas é o que vai lhe orientar sobre desistir ou não do CFO PMBA 2012.

Autor: - Tenente da Polícia Militar da Bahia, associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e graduando em Filosofia pela UEFS-BA. | Contato: abordagempolicial@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...