O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu até agora, 15.838 chamados em Itabuna, sendo que deste total 9.984, o equivalente a 63% das ligações, foram trotes, o que prejudica o serviço e atrasa o atendimento a pacientes muitas vezes em estado grave. Do total de chamadas, 343, o que representa 2,2% do total, foram pedidos de orientações médicas e 191 (1,2%) envolveram solicitações para transferência de pacientes entre hospitais. No total de chamadas estão incluídas ligações por engano, não completadas e mesmo as transferências para a coordenação do Samu ou para o serviço social, não considerados trotes. Nos cinco primeiros meses do ano, foram registrados 442 deslocamentos da unidade de suporte avançado, nas unidades de suporte básico realizaram no mesmo período 2.835 deslocamentos. Do total de atendimentos registrados, 1.123 foram de pacientes adultos e 103 pediátricos. Também foram contabilizados atendimentos para 1.048 pacientes traumáticos, 55 obstétricos, 123 psiquátricos, 10 vítimas de queimaduras e 194 pessoas com acidentes vasculares.
Fonte: RB Notícias
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