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Versículo do Dia

Versículo do Dia Por Gospel+ - Biblia Online

segunda-feira, 26 de setembro de 2011



Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro
Estudo 4: Salvação e Eleição (V e VI)
Tito 2, Romanos 6.

Elaborado por Judson Farias Marques
judsonfm@yahoo.com.br.

Ouvintes, a vocês: “Graça e paz da parte
de Deus nosso Pai de do Senhor Jesus
Cristo”, 2Co 1.2.


No estudo anterior vimos a atuação de
Deus envolvendo-se de modo especial na 
criação  em santidade do homem quando
lhe sopra a alma pelo nariz. Na
seqüência, no Jardim do Éden, Adão e
Eva desobedecem  ao mandado de Deus
atendendo insinuações de Satanás. Esta
desobediência dá origem ao pecado
provocando como conseqüência a morte
para si próprio e  degradação para toda a
natureza.
Morte significa perder a vida
eternamente.  O pecado foi consumado
em Gn 3.6  “Então, vendo a mulher que
aquela árvore era boa para se comer, e
agradável aos olhos, e árvore desejável
para dar entendimento, tomou do seu
fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele
também comeu”. Deus  faz sua promessa
de salvação em Gn 3.15. A idéia divina 
de salvação compreende o necessário
arrependimento do pecador e da sua fé
em Jesus Cristo como único Salvador e
Senhor, Ef 2.8-9, At 15.11, 4.12.
O preço da redenção ou salvação eterna
do crente foi pago de uma única vez por
Jesus Cristo, pelo derramamento do seu
sangue na cruz, 1Pe 1.18-25, 1Co 6.20,
Ef 1.7, Ap 5.7-10.  A salvação é
individual e significa a redenção do
homem na inteireza do seu ser, Mt 16.24; 
Rm 10.13; 1Ts5.  23-24; Rm 5.10. A 
salvação é pessoal e cada um dará conta
de si mesmo a Deus. Não há a
possibilidade de fazermos atos para
garantir a salvação de outros. É também
completa, pois a obra de Deus é perfeita. 
A salvação é um dom gratuito que Deus
oferece a todos os homens e que
compreende a regeneração, a justificação, 
a santificação e  a glorificação, Rm 6.23;
Hb 2.1-4; Jo 3.14; 1Co 1.30; At 11.18.
A regeneração é o ato inicial da salvação
em que Deus faz nascer de novo o
pecador perdido, dele fazendo uma nova
criatura em Cristo. É obra do espírito
Santo em que o pecador recebe o perdão,
a justificação, a adoção como filho de
Deus, a vida eterna e o dom do Espírito
Santo. Nesse ato o novo crente é batizado 
no Espírito Santo, é por ele selado para o
dia da redenção final, e é liberto do
castigo eterno dos seus pecados, Jo 3.3-5; 
1Pe 1.3;  2Co 5.17; Ef 4.20-24. Há duas
condições para o pecador ser regenerado: 
arrependimento e fé. O arrependimento
implica mudança radical do homem
interior, por força do que ele se afasta do 
pecado e se volta para Deus. A fé é a
confiança e aceitação de Jesus Cristo
como Salvador e a total entrega da
personalidade a Ele por parte do pecador,
Tt 3.5; Rm 8.2; Jo 1.11-13; Ef 4.32; At
11.17. Nessa experiência de conversão o
homem perdido é reconciliado com Deus, 
que lhe concede perdão, justiça e paz,
2Co 1.21,22; Ef 4.30; Rm 8.1; 6.22.
A justificação, que ocorre
simultaneamente com a regeneração, é o
ato pelo qual Deus, considerando os
méritos do sacrifício de Cristo, absorve,
no perdão, o homem de seus pecados e o
declara justo, capacitando-o para uma
vida de retidão diante de Deus e de
correção diante dos homens, Is 53.11;
Rm 8.33; 3.24. Essa graça é concedida
não por causa de quaisquer obras
meritórias praticadas pelo homem, mas
por meio de sua fé em Cristo, Rm 5.1; At 
13.19; Mt 9.6; Co 5.31; 1Co 1.30.
A santificação é o processo que,
principiando na regeneração, leva o
homem à realização dos propósitos de
Deus para a sua vida e o habilita a
progredir em busca da perfeição moral e
espiritual de Jesus Cristo, mediante a
presença e o poder do Espírito Santo que
nele habita, Jo 17.17; 1Ts 4.3; 5.23; 4.7.
Ela ocorre na medida da dedicação do
crente e se manifesta através de um
caráter marcado pela presença e pelo
fruto do Espírito, bem como por uma
vida de testemunho fiel e serviço
consagrado a Deus e ao próximo. Rm
12.12; Fp 2.12,13; 2Co 7.1; 3.18; Hb
12.14; Rm 6.19.
A glorificação é o ponto culminante da
obra da salvação, Rm 8.30; 2P2 1.10,11;
1Jo 3.2; Fp 3,12; Hb 6.11. É o estado
final, permanente, da felicidade, dos que
são redimidos pelo sangue de Cristo, 1Co 
13.12; 1Ts 2.12; Ap 21.3,4.
A eleição é a escolha feita por Deus, em
Cristo, desde a eternidade, de pessoas
para a vida eterna, não por qualquer
mérito, mas segundo a riqueza de sua
graça, 1Pe 1.2; Rm 9.22-24; 1Ts 1.4.
Antes da criação do mundo, Deus, no
exercício da sua soberania divina e à luz
de sua presciência de todas as coisas,
elegeu, chamou, predestinou, justificou e
glorificou aqueles que, no correr dos
tempos, aceitariam livremente o dom da
salvação, Rm 8.28-30; Ef 1.3-14; 2Ts
2.13.14. Ainda que baseada na soberania
de Deus, essa eleição está em perfeita
consonância com o livre arbítrio de todos
os homens, Jo 15.16; Rm 8.35-39; 1Pe
5.10. A salvação do crente é eterna. Os
salvos perseveram em Cristo e estão
guardados pelo poder de Deus, Jo 3.16,
36; Jo 10.28,29; 1Jo 2.19. Nenhuma força 
ou circunstância tem poder para separar o 
crente do amor de Deus em Cristo Jesus,
Mt 24.13; Rm 8.35-39. O novo
nascimento, o perdão, a justificação, a 
adoção como filhos de Deus, a eleição e
o dom do Espírito Santo asseguram aos
salvos a permanência na graça da
salvação, Jo 10.28; Rm 8.35-39; Jd 24.
Louvemos a Deus pelo seu tão grande
amor. Em nome de Jesus, amém.




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