NOSSA MISSÃO: “Anunciar o Evangelho do Senhor Jesus à todos, transformando-os em soldados de Cristo, através de Sua Palavra.”

Versículo do Dia

Versículo do Dia Por Gospel+ - Biblia Online

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Por que há tantas denominações?

Se você examinar a lista telefônica, encontrará uma imensa diversidade de igrejas. Até mesmo nas denominações individuais muitas vezes existe uma grande variação. Certa vez, Jesus orou pedindo que os seus seguidores fossem um só (Jo 17). Mas o que vemos hoje em dia é tudo, menos unidade. Como devemos interpretar esta desunião? isto não demonstra que o cristianismo está dividido de maneira desesperadora? Talvez. Mas pode haver outra maneira de considerar isto.

É importante perguntar se as denominações são uma coisa boa. De modo geral, as denominações se desenvolveram a partir de igrejas que buscavam a comunhão, umas com as outras, e um ministério conjunto. Esta é, certamente, uma ideia bíblica (At 11.27-30).

De forma frequente as denominações começam como movimentos de renovação. Assim, os movimentos de Reforma do século XVI surgiram para restaurar ensinamentos sobre a justificação pela fé e a soberania de Deus na salvação - ensinamentos que estavam eclipsado na igreja por muito tempo. Mais adiante, alguns presbiterianos cederam às pressões do liberalismo e surgiram outros grupos presbiterianos conservadores para preservar as tradições. Outras denominações tiveram experiências similares. Os batistas surgiram na tradição dos reformistas, afirmando que os princípios reformistas da justificação pela fé deviam ser aplicados à igreja. No século XX, os pentecostais e os carismáticos formaram novas uniões com base em sua interpretação do Espírito e dos dons espirituais.

Assim, esta diversidade entre as igrejas é uma coisa boa ou má? É sempre vital evitar os falsos ensinamentos na igreja. Muitas vezes nas páginas do Novo Testamento os falsos mestres eram punidos  ou deixavam as igrejas por sua própria iniciativa (1 Tm 1.19-20; 1 Jo 2.19). Em outros casos, os líderes da igreja primitiva predisseram um período futuro de apostasia em que os falsos mestres conquistariam grande influência (2 Tm 3.1-9). Em tais casos, pode ser necessário que os cristãos genuínos se separem da falsa igreja.

Isso não quer dizer que todas as separações denominacionais tenham acontecidos pelas razões corretas. O mais importante a fazer é examinar o ensinamento de uma igreja e as suas práticas, para ver se são consistentes com as Escrituras. E, finalmente, temos que perceber que nesta vida os cristãos nem sempre estarão de pleno acordo em tudo.

BÍBLIA DE ESTUDO DEFESA DA FÉ | CHARLES DRAPER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...