NOSSA MISSÃO: “Anunciar o Evangelho do Senhor Jesus à todos, transformando-os em soldados de Cristo, através de Sua Palavra.”

Versículo do Dia

Versículo do Dia Por Gospel+ - Biblia Online

sexta-feira, 6 de maio de 2011

RESGATANDO A SUBMISSÃO


     "...Submetei-vos uns aos outros no temor do Senhor." (Ef 5.21)
     Ser submisso é acolher o outro. O conceito bíblico de submissão não é hierárquico, mas relacional. Não tem nada a ver com estruturas de poder, mas com uma postura para com o outro. Numa estrutura hierárquica, a submissão é uma forma de anulação. Numa experiência de entrega e amor, a submissão é uma forma de afirmação. Sou mais verdadeiramente quem eu sou quanto mais me entrego ao outro em amor. Quanto mais submisso, mas verdadeiro.
     Jesus não perde a dignidade de quem é ao esvaziar-se a si mesmo, assumir a forma de um servo e humilhar-se. Embora sendo Deus, fez-se igual a nós - mas ao se fazer igual a nós, tornou-se verdadeiramente Deus entre nós. Por causa de sua humilhação, ele foi exaltado e recebeu um nome acima de todo nome. Quanto mais ele se esvaziou e se deu, mais exaltado e dignificado foi.
     Quando um homem ou uma mulher se entregam em amor, se sujeitam mutuamente e esvaziam-se para receber o outro como ele é, acabam por fim afirmando a si mesmo e ao outro. É assim que Paulo define a relação de Cristo com a Igreja e da Igreja em relação a Cristo. É uma relação de amor e submissão, de entrega e aceitação. Nesta relação, submissão e amor tornam-se sinônimos. Cristo ama a igreja e se entrega por ela. Nesta entrega, ele se doa para a santificar. Como resultado desta entrega e santificação, a Igreja torna-se mais verdadeira.
     O mesmo acontece quando um esposo se entrega à sua esposa. Nesta entrega, inicia-se um processo de santificação que torna a esposa mais completa, mais humana, mais verdadeira. Ao nos submetermos uns aos outros, tornamo-nos mais verdadeiramente quem somos diante de Deus.
     Todo processo de submissão que escraviza, diminui, avilta e aprisiona, é falso e demoníaco. Era contra isso que aquele casal resistia. No entanto, quando olhamos para a relação de íntima e devota submissão que encontramos na comunhão entre as três pessoas da Santíssima Trindade, percebemos que um sempre afirma o outro, lança brilho sobre o outro, busca glória do outro. É o Filho que glorifica o Pai em sua entrega de amor para a redenção dos nossos pecados. É o Pai que glorifica o Filho em sua ressurreição; e o Espírito que glorifica o Filho e, através do Filho, glorifica o Pai.
     A submissão na comunhão trinitária é perfeita. Este é o modelo proposto na Blíblia para os nossos relacionamentos. Quando a Bíblia fala de submissão não está propondo uma estrutura hierárquica de poder, mas uma forma de relacionar-se onde o amor é amadurecido e a diginidade do outro elevada até a estatura da humanidade real de Cristo Jesus.
     Maridos, esposas, pais, filhos, irmãos e irmãs, não tenham medo de se entregarem uns aos outros, de amar sem querer dominar, de se sujeitarem uns aos outros sem o medo de se perderem. Quem faz isso, ao invés de perder suas identidades, como muitos pensam, irá na verdade afirmá-la. E, mais cedo do que imaginam, irão reconhecer que seremos mais verdadeiramente nós mesmos quando nos dermos mais inteiramente aos outros.
     
     Pr. Rosemar (Mel)

Extraído do Informativo IBE n.50
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...