
As longas conversas, cercadas de cálculos
financeiros, resultaram em um desfecho positivo para os dois lados e o governo
bateu o martelo ontem, referente à concessão aos servidores públicos de um
reajuste superior ao enviado a Assembleia Legislativa. Conforme já havia sido
antecipado nos corredores da Governadoria, a administração estadual vai conceder
os 5,84%, que serão pagos em duas parcelas, a primeira retroativa a janeiro, no
valor de 2%, a ser paga até junho e a segunda entre julho e dezembro. O recuo,
em relação ao valor de 2,5%, aconteceu após protestos das categorias e
lideranças oposicionistas. Até chegar ao entendimento, o chefe do poder
Executivo e seus auxiliares se reuniram com os sindicalistas por três dias. Na
próxima segunda-feira, o novo projeto de lei será enviado ao Legislativo. Na
reunião de ontem, a gestão estadual ratificou o atendimento de outras demandas
dos sindicalistas, entre elas, o estabelecimento do salário como piso mínimo no
Estado, a antecipação para o final de 2013, do debate sobre a elevação dos
subsídios de 2014. Os servidores também exigiram o “respeito” ao Sistema
Estadual de Negociação Permanente, composto por mesas setoriais de diversas
áreas. Ao final do encontro, a coordenadora da Federação dos Trabalhadores
Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Marinalva Nunes, comemorou os avanços.
Segundo ela, o acordo foi uma “vitória” dos trabalhadores e também do governo,
“pois os números foram mostrados com transparência”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS