A prática de furtos e roubos de veículos é uma modalidade muito comum em muitas cidades brasileiras, principalmente aquelas de grande porte – capitais e regiões metropolitanas. E não é raro que esses veículos fruto de crime sejam deslocados para outras cidades, seja para desmanches (onde se vende separadamente as peças do veículo), seja para a prática de crimes que necessitem de um veículo de fuga. O “Sistema Alerta”, criado pela Polícia Rodoviária Federal, é uma iniciativa que pode aumentar consideravelmente a possibilidade de recuperação de veículos roubados ou furtados, já que assim que o proprietário cadastra o veículo como roubado, todos os postos da PRF são notificados do fato, podendo interceptar uma possível fuga:
O Sistema Alerta tem por objetivo divulgar, imediatamente após o registro, informações de ocorrências de furto/roubo de veículos nas últimas 72 horas. A probabilidade de recuperação de um veículo é maior nas primeiras horas após a ocorrência do fato, assim, o Sistema Alerta supre uma importante necessidade como uma eficiente ferramenta no combate ao roubo e furto de veículos.O sistema não elimina a necessidade de registro da notícia crime nas delegacias de Polícia Civil, mas, como dissemos, aumenta a possibilidade de recuperação do veículo.
Clique aqui e acesse o Sistema Alerta!
Autor: Danillo Ferreira - Tenente da Polícia Militar da Bahia, associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e graduando em Filosofia pela UEFS-BA. | Contato: abordagempolicial@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS